Você deve imaginar que fazer um filme não custa barato né? Uma produção de cinema é uma aposta alta, mas é o tipo de plano que quando se tem sucesso, é aquele sucesso estrondoso na conta bancária. Para você ter ideia, uma produção de Hollywood custa em média 100 milhões de dólares para ser produzido.
Produzir um longa-metragem de Hollywood não é para qualquer um, tem que ter muito dinheiro e isso é fato!! As bilheterias podem render bilhões, mas as altas arrecadações em bilheterias podem iludir, porque os alto custos podem encolher rapidamente esse lucro. Para você ter uma ideia, pagar pela atuação de Johnny Depp custou 55 milhões de dólares em um dos filmes da saga Piratas do Caribe.
Mas é claro que quanto mais dinheiro você coloca, a garantia de um bom lucro é sempre mais provável. Mas você já se pegou curioso para saber quanto custa produzir um filme recheado daqueles efeitos especiais bonitos, ou com aqueles atores dignos de Oscar? Se sim, venha conferir a lista dos 10 filmes mais caros já produzidos com a gente!
10- Avatar
Você deve conhecer esse filme pelo enorme sucesso que ele fez e também por ser dono do titulo de recordista de bilheteria, com 2 bilhões e 847 mil dólares em bilheterias. Esse foi um filme inovador, considerado uma produção revolucionária de Hollywood. O diretor James Cameron trabalhou 12 anos nesse filme, sendo que em 2005 que ele retomou o projeto para iniciar a produção.
A empresa WETA foi contratada para trabalhar nos efeitos especiais, o que tornou o filme bem chamativo e o fez ganhar destaque como um título revolucionário principalmente quando se trata dos efeitos especiais, por esse motivo não é surpresa que o filme não seja daqueles baratos. Você acha que a produção trabalhou pouco? Cada quadro do filme custaram 90 horas de trabalho, sendo que o filme teve 24 quadros por segundo, tudo isso para ter o resultado daquele CGI impressionante.
Não podemos esquecer que foi necessário criar uma nova linguagem e ensiná-la para mais de 100 pessoas que iriam atuar, contratar grandes nomes da atuação e roteiristas fantásticos e consagrados, além de também produzir a tecnologia para óculos 3D, isso tudo com certeza não saiu barato, fazendo com que o custo da produção fosse de 327 milhões de dólares.
9- Waterworld – O Segredo das Águas
Esse foi um longa-metragem muito semelhante aos sucessos de bilheteria de Hollywood que custam menos de 200 milhões de dólares. Naqueles tempos, o filme estrelado pelo ator Kevin Costner em 1995 estava no topo do ranking de filmes mais caros. O próprio Kevin Costner investiu mais de 20 milhões de dólares do seu próprio bolso no filme, no qual as gravações foram feitas em um gigante atol de 400 pés de diâmetro. Para você ter ideia, isso tudo foi construído especificamente para produção na costa do Havaí.
E é claro que todo esse cenário flutuante de 1.000 toneladas também tomou grande parte do orçamento do filme, até porque também exigia filmagens aéreas através de hidroaviões e helicópteros. Infelizmente, três enormes furacões que afundaram todo o set, o que deu um certo prejuízo para a produção.
Mas nem tudo é sucesso, o custo de produção de Waterworld foi de 340 milhões de dólares e o filme teve uma bilheteria de 264,2 milhões de dólares.
8- John Carter
Nem todo alto investimento é um mar de rosas!! Esse é um dos melhores exemplos disso, esse longa metragem foi o maior fracasso da Disney, deixando a empresa com 200 milhões de dólares negativos na conta, fazendo também com que o ex-presidente dos Studios Disney, Ross renunciasse ao cargo logo um mês depois do lançamento do filme.
Além disso, o diretor Stanton começou as gravações do filme com Taylor Kitsch como protagonista. Mas por causa de vários problemas na pós-produção, Stanton foi forçado regravar grande parte do filme, isso fez com que o orçamento saísse de controle e ficasse ainda mais caro.
John Carter teve um custo total de produção de 339 milhões de dólares, com uma bilheteria negativa de 284,1 milhões confirmando o fracasso do filme.
7- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Esse clássico da leitura e do cinema não poderia ficar de fora da lista de grandes investimentos. A Warner Bros investiu pesado para trazer Harry Potter para o cinema e teve o Enigma do Príncipe como filme mais caro da saga, mas nem sempre o mais caro é melhor, esse foi considerado o pior filme da saga pelos fãs e críticos.
Rumores da época dizem que o diretor arriscou algumas coisas bastante experimentais antes de ser forçado a reduzir a pós-produção. Além disso, em 2009, os principais atores da franquia já tinham um grande reconhecimento e já eram grandes nomes de Hollywood, fazendo com que seus salários refletissem exatamente isso, chegando em um orçamento ainda maior de produção.
Mesmo que não seja pouca coisa, 345 milhões de dólares para um filme de Harry Potter é provavelmente um dos investimentos mais seguros que a Warner Bros poderia ter feito. Isso tudo rendeu uma bilheteria de 934,5 milhões de dólares.
6- Enrolados
Essa pode ser surpreendente para a maioria das pessoas, mas enrolados está sim na lista de filmes mais caros já produzidos e o motivo é porque levou por volta de 10 anos e várias tentativas fracassadas de produzir o filme, algumas tentativas chegaram longe antes de terem que ser descartadas para se começar tudo de novo.
Você deve imaginar que fazer um desenho desse não deve ser barato. Então, vale destacar que o redesenho de algumas versões do filme Rapunzel de tentativas anteriores, datadas dos anos 2000, fazem parte do orçamento de Enrolados, mesmo que nunca fossem produzidos. Depois, foi feita uma grande pesquisa para chegar no processo de animação que fez com que o CGI chegasse no padrão de qualidade das animações Disney.
Essa é uma boa animação, mas nada de muito especial, ainda assim a Disney conseguiu lucro, porém ainda é surpreendente o orçamento dessa produção. Foram gastos 353 milhões de Dólares na produção de Enrolados, que teve uma bilheteria de 529 milhões de dólares.
5- Liga da Justiça
Com o sucesso de Os Vingadores, a DC e a Warner Bros produziu o filme da Liga da Justiça com a tentativa de fazer a sua própria versão. Entretanto, a produção de um filme desse gênero exige muito dinheiro graças aos efeitos especiais, CGI e atores que geralmente são estrelas conhecidas e, para Liga da Justiça não foi diferente. No entanto, problemas com a produção e alguns imprevistos foram surgindo durante as filmagens.
Em primeiro lugar, o roteirista Zack Snyder, com a visão principal da Liga da Justiça, teve que renunciar devido à morte de sua filha, August Snyder, o que significou várias refilmagens seguidas. Assumida pelo roteirista Joss Whedon, fatores como temperatura da cor teve que ser ajustada, levando a altos custos de pós-produção. Além disso, como o estúdio não queria atrasar a produção, tudo tinha que ser feito na hora. Após lançado, os ganhos de bilheteria foram decepcionantes e as críticas foram ruins.
A dúvida se a versão original se mantivesse o filme sairia mais barato ainda fica no ar. Já que a Liga da Justiça custou 362 milhões de dólares, mas mesmo com críticas ruins rendeu uma bilheteria de 657,9 milhões de dólares.
4- Homem-Aranha 3
Um dos meus filmes favoritos, Homem-Aranha 3 foi resultado de um belo investimento para o filme da franquia da Marvel. O primeiro Homem- Aranha, lançado em 2002 custou somente 139 milhões de dólares para ser produzido, depois do sucesso os produtores viram a oportunidade de investir pesado na franquia.
Mas é claro que produzir uma sequência de filme de super-heróis não é nada fácil e barato, dito isso, é importante falar que Homem-Aranha 3 custou quase o dobro do primeiro filme da saga. Custos consideráveis como o CGI, cenários de lançamento na web, salários de alto nível e, é claro, despesas de marketing e promoção formaram um combo para Homem-Aranha 3 ser um dos filmes mais caros da história.
Mesmo que para a crítica Homem-Aranha 3 não fosse dos melhores filmes, eu acredito que para o público foi um sucesso, já que a continuação da saga foi muito aguardada. Com o custo de produção de 368 milhões de dólares, Homem-Aranha 3 rendeu 894,9 milhões de dólares em bilheteria.
3- Titanic
Esse é um clássico dos cinemas, impossível de não conhecer. Só o cenário do filme custou algo entre 120 a 150 milhões de dólares do ano de 1997, além disso, tiveram que desembolsar os 40 milhões de dólares dos efeitos visuais.
Se você já assistiu vai se lembrar da cena na grande escadaria, onde a água cai quando Rose e Jack tentam escapar, aquela cena teve somente um take. Como o cenário e os móveis eram extremamente caros de produzir, erros de gravação poderia custar muito caro. Em uma tomada, vimos o navio ir do Luxo ao Lixo, de todo lindo para todo destruído.
Mas parece que o preço que se pagou valeu a pena. Titanic transformou seus colossais custos de produção em parte de sua campanha de marketing, promovendo o rico valor do filme como nenhum outro, fazendo também com que o filme entrasse na lista de maiores bilheterias da história. Não há dúvidas de que Titanic caiu muito bem nas graças do povo, custando 369 milhões de dólares em produção e rendendo 2,202 bilhões de dólares em bilheteria.
2- Vingadores (2015, 2018, 2019)
A franquia de Vingadores é a mais cara já produzida. Para você ter uma ideia do quão absurda de cara é, três de quatro filme da sequência da franquia estão entre os filmes mais caros, os quatro filmes da franquia totalizam 1,2 bilhão de dólares. O mais caro dentre eles é A Era de Ultron.
Os custos do longa metragem, A Era de Ultron cresceram depois que o elenco ameaçou desistir se suas exigências contratuais não fossem atendidas. Então, se a Marvel queria todos os grandes nomes de volta para a sequência dos Vingadores , ela tinha que desembolsar a grana. Todos os atores estavam exigindo pelo menos uma parte do lucro do pós-lançamento e mais 5 milhões de dólares na conta.
Além disso, custos como locações internacionais distantes, câmeras de drones e o CGI tornaram o filme ainda mais caro, por esse motivo A Era de Ultron custou 456 milhões de dólares e rendeu 1,403 bilhão de dólares.
1- Piratas do Caribe (2007 e 2011)
A série de filmes Piratas do Caribe está no topo da lista dos filmes de Hollywood mais caros já produzidos há muitos anos. Mesmo com ótimos lucros, sua quarta sequência, Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011), não foi um filme nada barato. Já a sua segunda sequência, O Baú da Morte (2006), e o terceiro filme, No Fim do Mundo (2007), custaram cerca de US$ 225 milhões e US$ 300 milhões, respectivamente.
O filme Navegando em Águas Misteriosas ganhou destaque por ser o filme mais caro e de maior orçamento de Hollywood tendo o custo final de produção em 499 milhões de dólares, rendendo uma bilheteria de 1,046 bilhão de dólares.
Não é surpresa que a franquia de Piratas do Caribe é um sucesso extraordinário de bilheteria, já que a franquia já arrecadou mais de 4,5 bilhões de dólares com todos os filmes.
Conclusão
Creio que ficou claro nesse post que nem todo alto investimento (e olha que estamos falando de investimentos multimilionários) vai resultar em um produto final perfeito, ou vai trazer o Retorno Sobre Investimento esperado. Alguns filmes de alto investimento são ótimos sucessos e outros nem tanto.
Sendo assim, podemos dizer que as grandes produções de Hollywood são na verdade grandes apostas, apostas de grandes tubarões, que podem dar muito certo, como também podem dar muito errado. Mas agora eu fiquei curioso para saber: Se você fosse um bilionário teria coragem em investir na produção de um filme com um bom roteiro? Conta para a gente aqui nos comentários!