Por que Você Sente Culpa ao Gastar Seu Dinheiro

Numa sociedade extremamente ansiosa e estressada, as pessoas acabam utilizam as compras, um momento que deveria ser de realização, como válvula de escape. E sempre acabam se arrependendo e se sentindo culpadas por gastar dinheiro com coisas que gostam e até desejam ter.

Transformam algo que deveria ser emocionante, um momento de pura felicidade, em um momento carregado de sentimentos negativos que causam incomodo e dor emocional. Por que isso acontece? O que faz, essas pessoas se sentirem culpadas e tristes em gastar o próprio dinheiro, em algo que realmente deveria fazê-las felizes?

Como começar a desfrutar do seu dinheiro sem culpa

O medo é uma das sete emoções básicas que garantiram a sobrevivência da espécie humana na terra, até os dias atuais e ainda é uma das emoções nas quais nossas atitudes e comportamentos são baseados. É o medo da escassez que gera o sentimento de culpa, quando gastamos nosso próprio dinheiro.

No geral, é inevitável se sentir culpada pois, esse medo é real. Ele é resultado da falta de planejamento. Ou seja, nos momentos que você investe em uma bolsa de R$1.000,00, parcelada no cartão de 10 vezes, mas que acaba comprometendo parte do seu orçamento que era para suprir as necessidades básicas como supermercado, pagamento de contas fixas (água, luz, condomínio, etc) ou do pagamento da parcela de seu imóvel, carro.

mulher organizando contas financeiro
Organizar o orçamento e cuidar da saúde financeira

O primeiro passo para começar a aproveitar o seu dinheiro e suas compras sem culpa é planejar o orçamento e evitar as compras por impulso.

O ideal é que você separe o seu salário para cada uma das áreas que ele deve ser designado. por exemplo:

  • 55% para o que é essencial, aquelas contas fixas (parcelas, contas de consumo, alimentação – tudo aquilo que você gasta todos os meses para bancar a sua vida);
  • 10% para aposentadoria;
  • 10% para educação – cursos, livros, etc
  • 15% para seu futuro (alguma meta de médio ou longo prazo – a compra de um imóvel, viagem, abrir seu negócio);
  • 10% para viver sua melhor vida hoje – gastar como quiser.

Dessa forma, você terá o controle muito maior dos seus gastos, irá separar e ajustar cada parcela do seu salário para honrar com suas obrigações e terá parte do seu orçamento para gastar com o que quiser. Seja na balada, comprando roupas, acessórios. Não importa. Você poderá gastar como achar que deve, sem comprometer o orçamento e sem se sentir culpado.

Mude sua mentalidade de dinheiro através do planejamento financeiro

Ao ter todo um orçamento planejado, você irá causar uma mudança na sua própria maneira de pensar e de se relacionar com o dinheiro. Causará mudanças também em como gasta e como se sente ao gastar seu próprio dinheiro.

Seus julgamentos a si mesmo também mudarão. você deixará de ser uma pessoa que se sente culpada e arrependida, que acredita ser fracassada, para uma pessoa que tem autocontrole, que é decidida e entenderá que é merecedora daquilo que, porventura, está comprando para si.

Você também aprendera a fazer escolhas. Quando se tem um orçamento que se sabe exatamente o quanto pode gastar com diversão, por exemplo, será necessário planejar, pesquisar e escolher o que fazer com aquele valor, de uma maneira que te deixe satisfeito e feliz possível.

Você pode, por exemplo, estar querendo muito conhecer um novo restaurante de um chefe renomado. Mas a quantia que irá investir nessa experiência compromete o happy hour semanal com os amigos. E você deverá fazer uma escolha, optando pela maneira preferida de gastá-lo. 

Esse planejamento, quando feito com antecedência, vai te permitir escolher o melhor para sua saúde financeira, e toda essa antecipação irá gerar mais alegria, expectativas e a sensação de conquista ao final.

A culpa por gastar é justifica quando:

Ao seguir seu planejamento e gastar seu dinheiro conforme o planejado é um excelente sinal de que você está indo muito bem e conquistará todos os seus objetivos sem nenhuma dor de cabeça, podendo gastar seu dinheiro sem culpas. Entretanto, me algumas situações, gastar seu dinheiro deve sim fazer você se sentir culpado.

sentimento culpado fazer compras gastar dinheiro
Homem se sentindo culpado ao realizar gastos

A culpa em gastar dinheiro é justificada quando se está endividado ou não está conseguindo cumprir com o planejamento financeiro, deixando falhas nos objetivos. E se você está falhando no seu planejamento, é muito provável que se sinta culpado ao gastar seu dinheiro com qualquer coisa que seja. Afinal, você sabe que está errando consigo mesmo.

Caso você esteja seguindo com o plano, direcionando cada pedacinho do seu salário para o que planejou e não se endividando, só que ainda assim se sente culpado por gastar, então sua culpa provavelmente tem menos a ver com os gastos gerais e mais com o que você está comprando especificamente.

Nesse caso, pense sobre no que está investido o seu suado dinheirinho. Verifique quais são as escolhas que você anda fazendo e porque as faz. Se pergunte antes de comprar:

  • Eu quero? – Reflita se realmente não é um querer por impulso ou se é genuíno.
  • Eu preciso? – Pense se realmente precisa desse produto ou serviço. O quanto isso será útil para você?
  • Eu posso? – Cabe no seu orçamento? Não irá comprometer outras coisas que você também quer?
  • Eu devo? – Pense bem em suas prioridades. O que você mais quer no momento, implica em adiar ainda mais o que você quer para sua vida?

Avalie sua compra e então, decida se deve fazer ou não. Ao decidir que sim, que é realmente o que deseja, que vale a pena, gaste o seu dinheiro sem culpa.

Gaste seu dinheiro sem culpa e conquiste suas metas

Se você planejou seu orçamento e está seguindo seu plano, sem se endividar ou negligenciar suas economias, você deve gastar seu dinheiro sem culpa nas coisas que ama.

casal organizado financeiro fazendo compras
Com organização financeira, as compras ocorrem sem abalo emocional!

Afinal, qual seria o sentido de dedicar-se aos estudos, se formar, seguir uma carreira, trabalhar, se você não pode desfrutar dos frutos do seu trabalho?

Planejar o orçamento, cumprir com suas obrigações financeiras e guardar parte do seu dinheiro para seu futuro é importante, mas você deve dar importância também para as recompensas no momento presente. Dessa forma, você irá sempre se senti motivado ao longo da vida e aproveitará casa instante, de forma responsável e tranquila.

E você tem dificuldade em comprar coisas caras? Se sente culpado ou tem receio de comprar coisas de valor elevado? Conta pra gente!

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3 comentários em “Por que Você Sente Culpa ao Gastar Seu Dinheiro”

  1. Gosto de ir no shopping e comprar roupas, as vezes eu junto dinheiro pra comprar alguma coisa mais cara, mas ainda assim eu sinto aquele arrependimento quando eu compro e não consigo “desfrutar” da minha conquista totalmente, mas agora eu entendi o porque.

    Responder
  2. Esse é um assunto bem sério pra mim, pois passo meses pesquisando e juntando dinheiro, desejando muito comprar algo, e sempre quando de fato consigo comprar fico com uma sensação horrível de felicidade e arrependimento. Não sei explicar direito, maas a sensação que fico é que gastei mais do que deveria. (Minha última compra foi o iphone 14)

    Responder

Deixe seu Comentário