O Banco pode Reduzir meu Limite do Cartão de Crédito?

Ultimamente houve uma onda muito grande com vários relatos de pessoas em grupos no Facebook que tiveram seus limites de crédito reduzidos drasticamente por diversos bancos digitais e tradicionais.

E de repente, agora que você precisa já não tem mais o mesmo limite em seu cartão de crédito para realizar suas compras, ele foi reduzido. Como isso é possível? Por que isso acontece? O banco pode reduzir meu limite? Se você teve o limite do seu cartão de crédito reduzido pelo banco ou administradora do cartão e quer saber se isso pode acontecer, continue lendo.

O limite do meu cartão crédito pode ser reduzido?

A resposta mais simples e obvia é: SIM! Ele pode ser reduzido a qualquer momento. Bem, isso pode ocorrer de duas formas: sendo solicitado por você (o que obviamente não ocorreu, ou então você não estaria aqui em buscas de respostas) ou pelo banco, ou operadora do seu cartão de crédito.

O que você precisa saber é que a contratação do cartão de crédito é um acordo bilateral, onde ambas as partes podem tomar decisões sobre a continuidade ou não do contrato, dentre a mudança de outros aspectos, como o aumento ou redução do limite.

Por que o banco reduziu o limite do meu cartão de crédito?

Os bancos e administradas de cartões reduzem o limite de um cartão de crédito ou qualquer outra linha de crédito cedida anteriormente(como cheque especial, por exemplo) a qualquer momento como uma maneira de previnir o cliente do endividamento, auxiliando no equilíbrio do orçamento e ofertando formas de diminuição da dívida para um maior controle dos gastos.

E também claro de correr o risco de inadimplência, o banco está sempre realizando analises financeiras sobre seu perfil, se ele por algum motivo detectar que há chance de você não conseguir honrar com suas dívidas, muito provável que ele irá reduzir seus limites de crédito.

Outro motivo muito comum é limite alto de crédito para pessoas que não usam boa parte dele. Os bancos até liberam limite, mas também o tiram se percebe que você passa vários meses sem usar.

Como o banco decide reduzir o limite do cartão de crédito?

O banco não escolhe aleatoriamente os cartões que terão seus limites reduzidos. Como citei acima, é feita uma análise de tempos em tempos, de cada cliente, onde são observados diversos fatores como o atraso no pagamento da fatura do próprio cartão, o financiamento constante da fatura, endividamento em outros produtos de crédito no próprio banco ou em outro, entre outros aspectos.

Cada instituição financeira tem seus próprios requisitos de análise de crédito, ficando a critério de cada uma o que elas consideram risco ou não, pois, a desculpa inicial é ajudar você a não se endividar, mas, na verdade a redução do limite é uma tentativa dos bancos se protegem de possíveis calotes.

O banco pode reduzir o limite sem avisar?

NÃO! (Na maioria dos casos) Apesar de poder reduzir o limite por decisão própria e unilateral, o banco precisa comunicar ao cliente, titular do cartão de crédito, sua intenção de reduzir o limite, com no mínimo 15 dias de antecedência, enviando um comunicado via correio, email ou notificação via aplicativo. Normalmente, essa regra está descrita nas condições gerais do contrato de cada cartão. Para saber as regras específicas do seu cartão será necessário ler o contrato.

O que fazer se o limite do seu cartão de crédito foi reduzido?

A primeira atitude é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito, por telefone (o número está no verso do seu cartão) para saber por qual motivo o seu limite foi reduzido. Solicite detalhes do que ocorreu. Muitas vezes, essa redução ocorre por falta de atualização dos seus dados, principalmente no que diz respeito renda, e isso pode ser facilmente resolvido, enviando um comprovante de renda atualizado.

Caso seu limite tenha sido reduzido por conta de algum parcelamento ou financiamento feito por você, o jeito será aguardar até a finalização desse contrato, ou antecipar o pagamento das parcelas para que ao final, você solicite uma nova avaliação de crédito e seu limite seja reestabelecido.

Meu limite foi reduzido, posso processar o banco?

Caso você não tenha sido avisado sobre a redução do seu limite com antecedência e isso tenha gerado uma situação de constrangimento ou embaraço em alguma compra que você tentou fazer, você poderá impetrar uma ação por danos morais. Para isso, procure um advogado ou vá até o Procon de sua cidade. Eles te auxiliaram nesse processo.

Conclusão

É importante entender que o banco também tem esse direito de reduzir o seu limite de crédito, antes de tomar alguma decisão precipitada veja se você não foi notificado de alguma forma, os bancos geralmente antes de realizar essa redução sempre enviam um informe ao cliente por alguns dos meios, é importante ler o contrato para se certificar que realmente houve alguma irregularidade.

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

6 comentários em “O Banco pode Reduzir meu Limite do Cartão de Crédito?”

  1. Um cartão da Credicard que nem estava usando reduziram meu limite, fui avisada por email. Porém, um do Original que uso com frequência aumentaram bastante meu limite nos últimos 6 meses.

    Responder

Deixe seu Comentário