7 Princípios para Construir Prosperidade e Riqueza

Em busca da realização pessoal, prosperidade e riqueza, tendemos a seguir ou replicar alguns ensinamentos e caminhos na tentativa de alcançar nossos objetivos. Muitas de nossas ações ainda assim não parecem ser o suficiente para construir e conquistar o que acreditamos merecer, embora não tenhamos as respostas ou uma fórmula mágica que nos traga maior acertabilidade, existe de fato alguns padrões e princípios úteis observados comumente em grande parcela de pessoas bem sucedidas que podem nos ajudar a entender melhor e aumentar nossas chances de obter sucesso.

Familiarize-se com esses princípios de prosperidade e, ao fazê-lo, estará convidando a prosperidade a aparecer em sua vida sem aviso-prévio e em abundância.

Eis aqui 10 princípios que podem ajudá-lo a encontrar prosperidade:

Princípio da Lei de Pareto ou regra 80/20

Talvez você já ouviu um desses 2 termos, a lei dos poucos vitais ou o princípio da escassez de fatores, em sua essência esse principio quer dizer que, para a maioria dos eventos, cerca dos resultados vem de 20% das causas.

  • Podemos dizer que 20% das coisas que você faz, representa 80% dos seus resultados
  • Enquanto 80% do que você faz representa 20% dos seus resultados

Embora esses dados possam desvendar uma alta taxa de insucesso de nossas atividades, também é um conhecimento poderoso que pode te trazer uma melhor percepção das coisas e como tudo se procede.

Ao entender que normalmente apenas 20% dos nossos esforços geram 80% de nossos resultados, podemos tentar aprimorar quais são essas atividades. E quando descobrirmos quais atividades são essas, criamos as condições perfeitas para acelerar em busca dos melhores resultados e consequentemente mais prosperidade.

Outra forma pode ajudá-lo a entender melhor por que alguns clientes compram seus produtos e serviços e por que outros simplesmente não compram. Em outras palavras, quando 80% das pessoas que você aborda dizem não, é importante ter em mente que o NÃO que você recebeu pode não ter nada a ver com você, seu produto ou serviço.

De acordo com esse princípio, pensando de forma chula, você pode ficar ciente que receberá 4 NÃOS para cada SIM. Entender padrões para aplicar este princípio em suas operações, faz as chances estarem a seu favor.

Princípio da Lei das Médias

Esse é um dos princípios mais poderosos da prosperidade, em resumo é a ideia de que a probabilidade hora ou outra irá influenciar todas as ocorrências a longo prazo, o que quer dizer que você nem ganhará, nem perderá por muito tempo.

Um exemplo rápido de como essa lei funciona;

Pode chover todos os dias da semana, pela lei das médias, teremos um dia de muito sol em breve. Este termo coloquial é uma interpretação popular de um princípio estatístico chamado teorema de Bernoulli. Você nunca deve desistir da prosperidade, esta lei é importante para que você entenda que quanto mais você experimenta os nãos e os fracassos na busca do sucesso, mais provável é que, com o tempo, experimente aquele “sim” crucial e enfim o sucesso esperado.

Pode ser cansativo, desestimulador ou até mesmo frustrante parecer que tudo sempre dar errado, porém com persistência, a lei das médias irá te favorecer em algum momento, até porque nem tudo pode dar certo o tempo todo, como principalmente pode não dar errado o tempo todo também, confie no processo e a prosperidade uma hora chegará.

Princípio do Desejo e Intensidade

Exige-se que você crie um desejo forte e convincente por algo que deseja muito em sua vida. Em outras palavras, você deve fabricar um desejo intenso por algo que deseja MUITO.

Quando vemos entrevista com pessoas que realmente está indo longe neste mundo, geralmente é uma pessoa que teve tem intenso desejo pelo que há de mais elevado em seus propósitos, então, basicamente, o que precisamos fazer é criar um objetivo poderoso para perseguir e, em seguida, intensidade para trazer esse objetivo à realidade.

O que isso fará por você é agir como um catalisador para levá-lo a tomar medidas e decisões que farão você se manter dentro do foco e não esmorecer, desejo é poder, quanto mais você internaliza isso, tornando seu desejo com uma meta de vida, mais fácil é de você chegar a prosperar.

Princípio da Gratidão

A Gratidão é como uma força magnética poderosa na nossa vida. Praticar a gratidão diariamente fará você sentir mudanças avassaladoras na sua vida. Em todas as nossas fases, seja boa ou ruim, muitas coisas acontecem para nos ajudar a crescer, tudo que você passa se transforma em aprendizado. O universo sempre nos dá novas oportunidades e, às vezes, não conseguimos entender o porquê de tal coisa, de tal acontecimento acontecer.

A ideia primária é, quanto mais grato você for, mais coisas surgirá para você agradecer. Entender o sentimento de gratidão á sua vida, pode trazer entendimentos como; ser feliz pode não fazer você ser grato, mas ser grato lhe fará feliz.

Princípio da Honestidade

Thomas J. Stanly, entrevistou centenas de milionários na tentativa de desvendar seus segredos. E uma das respostas proferida pela maioria desses milionários foi a palavra Honestidade.

Muita gente acha que ser prospero é ser desonesto, mas esse é um pensamento muito contrário a realidade. Sim, sabemos que é simples, no final das contas, o dinheiro vem de outras pessoas como uma troca de um serviço ou produto de um para o outro, mas se não houver confiança, as pessoas relutam muito em se separar de seu dinheiro suado para pessoas ou empresas em quem não confiam.

Então, se você quer mais prosperidade, nunca esqueça que ela virá por meio das pessoas. Como tal, a honestidade deve ser o seu mantra se quiser garantir que a prosperidade flua em seu caminho.

Princípio da Contribuição

Entender e aplicar este princípio de prosperidade fará você chegar a prosperidade mais rápido. A essência desse princípio baseia-se no fato de que nossas recompensas na vida sempre estarão na proporção exata de nossa contribuição e serviço aos outros.

Crescer o capacita a ajudar os outros, e te ajuda a crescer também, dito de outra forma, a renda que você obtém da empresa ou dos seus clientes, quase sempre estará positivamente correlacionada com a necessidade do que você faz, com a sua capacidade de fazê-lo e o grau de dificuldade envolvido em substituí-lo. Contribuir de forma que faça diferença na vida das pessoas, fará aumentar a percepção de importância que as outras pessoas têm de você.

Resumindo, torne-se um contribuidor maior e você colherá um prêmio maior em termos de prosperidade.

Princípio da Atitude Mental

William James certa vez exclamou: “a maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem alterar suas vidas alterando sua atitude mental”.

Ajustando sua atitude você não só se sentirá melhor, mas criará também condições em sua vida que atrairá mais pessoas, dinheiro e oportunidades.

Para colocar este princípio de prosperidade em prática, pratique:

  • Comece a agir como a pessoa que você mais deseja se tornar, hábitos e compromissos são importantes.
  • Lembre-se, antes de poder fazer algo, você deve primeiro ser algo.
  • Nunca se esqueça, que é tudo sobre causa e efeito.
  • Torne-se magnético criando uma atitude positiva para si mesmo.

A prosperidade e a realização do que precisa ser feito, são 10 vezes mais fáceis se você tiver a mentalidade certa.

Conclusão

Construir a prosperidade vai além desses princípios, mas o que foi dito acima pode ser uma boa base para você entender como um conjunto de boas ações pode te deixar mais próximo de sua meta de riqueza.

Vídeo do canal Ben Zruel

Houve diversos estudos e cases de sucesso de muitas das mais bem-sucedidas e ricas pessoas dos últimos 100 anos, e esses princípios de prosperidade surgiram repetidamente na história dessas pessoas.

Se você praticar esses princípios e persegui-los com vigor, em qualquer área de sua vida, virão resultados positivos e abundantes para você. Me conte, você acredita que seja possível atingir prosperidade com esses princípios? Deixe seu comentário e ajude a comunidade com sua perspectiva.

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3 comentários em “7 Princípios para Construir Prosperidade e Riqueza”

  1. Pode parecer bastante clichê, mas devemos exercer sempre cada um desses princípios citados. Com fé em Deus 2023 vou tentar dar meu melhor para conquistar minhas metas.

    Responder
  2. No meu ponto de vista o principio de desejo e intensidade é o principal para o sucesso, eu sempre ouvi aquela velha frase “se você quer, você consegue” e com o passar dos anos percebi isso é verdade, se você quer muito aquilo e faz por merecer (a intensidade pela qual você se entrega pelo seu objetivo), com certeza você vai alcançar.

    Responder

Deixe seu Comentário