Os 10 Minerais Mais Caros Do Mundo

Os minerais são corpos naturais sólidos e cristalinos, geralmente a origem dos minerais é inorgânica ou até mesmo provenientes de asteroides ou meteoritos que atingiram o nosso planeta terra. Eles podem ser constituídos no interior da Terra ou formados mais próximos da superfície, o que faz com que eles herdem características químicas e estruturais distintas.

publicidade


Os seus processos de formação são bem diversificados, podem ter relação com a modificação de minerais preexistentes sob condições específicas de pressão e temperatura, com a cristalização do magma, a condensação de materiais rochosos nas camadas inferiores, entre outros.

É claro que existe um bom motivo para que os caçadores de rochas e pedras preciosas estejam dispostos a passar semanas ligados, vasculhando locais remotos para encontrar depósitos minerais; alguns desses minerais podem fazer qualquer um enriquecer!

Há muito tempo que o ser humano vai em busca de minerais para ganho e proveito próprio, seja para a construção e produção de novos materiais, itens de consumo, ou simplesmente para utilizá-los para outras coisas. Nos dia de hoje, pode se dizer que o mundo é abundante em minerais, no entanto, é claro que alguns valem muito mais que outros. Ficou curioso? Venha conhecer os minerais mais caros do mundo conosco!

Vídeo do canal Museu Itinerante de Ciências Naturais

10- Ródio

o Ródio se trata de um mineral extremamente raro e útil. Além de ser classificado como um metal nobre branco prateado também é considerado um item incrivelmente caro. O ródio é um dos elementos mais raros encontrados próximos a superfície da Terra, e a sua raridade tem uma ligação direta com o seu preço.

Mesmo que o ródio seja na maior parte das vezes utilizado em joias e decoração, normalmente passando pelo processo de galvanização em ouro branco ou platina para dar uma superfície reflexiva, são os usos comerciais que realmente tornam esse mineral caro. Este mineral é usado principalmente na indústria automotiva para conversores catalíticos, que transformam hidrocarbonetos não queimados em gases muito menos maléficos.

Para que você possa ter uma ideia das 30 toneladas de ródio usados ​​em todo o mundo em 2012, 81% foram destinados à indústria automotiva, enquanto o restante foi usado na fabricação de vidros e produtos químicos. Mesmo que esse mineral branco prateado possa não parecer totalmente impressionante por si só, ele tem sempre uma grande demanda, o que faz com que ele tenha o posto na lista de minerais mais caros do mundo, custando aproximadamente 435 dólares por grama.

Desconto de 26%
Guia dos minerais: Características, Ocorrência, Utilização
93 Reviews
Guia dos minerais: Características, Ocorrência, Utilização
  • Schumann, Walter (Author)
  • 128 Pages – 12/15/2019 (Publication Date) – Disal Editora (Publisher)

9- Diamante

Você, assim como eu, achou que o diamante estaria pelo menos no top 3 da nossa lista? Na verdade não! Mesmo que o diamante pareça um mineral extremamente popular, eles são na verdade um mineral extremamente raro. O diamante pode ser proveniente do manto da Terra e, até mesmo antes do século 20, a maioria dos diamantes veio de depósitos aluviais criados por argila solta, areia e lodo depositados pela correnteza da água.

Mesmo que a maior parte das pessoas conheçam os diamantes brancos, alguns dos mais caros já vendidos são o diamante vermelho, diamantes azul e o diamante rosa, três variações de diamantes coloridos que são ainda mais raros do que os brancos.

Embora os diamantes sejam visados como pedras preciosas para serem utilizadas na criação alguns dos anéis de noivado mais caros do mundo, ou correntes de “Trapstars” eles também têm muitas outras aplicações e podem ser encontrados em brocas, serras e dissipadores de calor para circuitos eletrônicos.

Claro que nos dias de hoje você não precisa ser um milionário para comprar um diamante, mas ainda vai ter que desembolsar a bagatela de 1.800 dólares por quilate se quiser ter um.

8- Rubis

Mesmo que 435 dólares por grama possa não parecer tão caro para um rubi, pense no quão pequeno é um grama. Os rubis são alguns dos minerais mais caros do mundo, e um grande rubi puro pode custar preços incrivelmente altos.

O Sunrise Ruby é um exemplo disso, ele é tido como uma das pedras preciosas mais raras do mundo. Ele chega a valer a bagatela de incríveis 30,42 milhões de dólares, você acha que não tem quem compre? Ele foi vendido em um leilão da Sotheby’s em Genebra.

A qualidade em geral de um rubi é definida não só pela sua cor e lapidação, mas também pelo seu peso em quilates e principalmente pela pureza. Rubis que possuem a cor vermelha forte e brilhantes, conhecidos como sangue de pombo, são os mais procurados, principalmente se a pedra for clara com apenas inclusões finas.

Se você quer gastar dinheiro com pedras preciosas e minerais e tem dinheiro para gastar, investir nesses minerais como Rubis pode ser um ponto a se pensar.

7- Platina

A Platina talvez não seja um mineral tão popular como alguns outros, mas esse mineral caro pode chegar a custa mais do que alguns dos metais preciosos mais caros do mundo e, se você tiver a sorte de ter algumas onças de Platina, pode se sentir rico!

Com a platina não é nada muito diferente de um mineral raro, apenas algumas centenas de toneladas são produzidas todos os anos, com a maior parte do material originado na África do Sul. A platina é desejada por ser um dos metais menos reativos, também por ser um material que dificilmente vai ser corroído, mesmo se passar por calor.

Mesmo que a platina pura ainda seja menos cara que o ouro puro, a platina é geralmente é tida como um símbolo maior de prestígio (Se você é ativo no mundo dos games você deve saber disso). Mas além disso, entre discos de platina e planos de cartão de crédito de platina, este metal precioso definitivamente garantiu um lugar de destaque quando se trata de prestígio).

Mesmo ainda sendo mais em conta que o ouro, pagar 1.680 dólares por onça (oz), faz com que você precise vender a sua casa para comprar uma quantidade interessante.

6- Ouro

Esse mineral dispensa apresentações, o ouro está presente no nosso dia a dia querendo ou não, Algumas das moedas mais caras do mundo foram feitas de ouro, sem mencionar todas as joias e tesouros do mais alto escalão de qualidade

Se você busca ouro, provavelmente terá que procurar em lugares como como pepitas, dentro de rochas, em veios ou em depósitos aluviais. Podemos dizer que a raridade do outro é relativa, o ouro é um dos quatro principais metais preciosos e tem muita demanda também para uso fora do mercado de joalheria e, atualmente, a China é o maior produtor mundial, conseguindo retirar até 440 toneladas por ano.

Como o ouro é um mineral extremamente resistente à corrosão e de condutividade sólida, o ouro é frequentemente usado em conectores elétricos encontrados em muitos dispositivos eletrônicos. Sendo um dos minerais mais caros, a ideia de investir em ouro, pode ser uma boa ideia, pois bem provavelmente essa é uma das riquezas que dificilmente vai desvalorizar com o passar do tempo.

Se você é rico e tem dinheiro em abundância, investir em ouro físico pode ser uma ideia interessante, se não mais confiável do que investir no mercado de ações. Mas prepara o bolso para investir um valor em aproximadamente 1.727 dólares por onça (oz).

5- Painite

Esse foi um dos minerais que foram descobertos há pouco tempo e sem sombra de dúvidas é um dos minerais mais caros. Esse mineral de borato foi desenterrado pela primeira vez na Ásia no país de Myanmar, onde logo de começo foi confundido com um rubi, antes que fosse confirmada uma nova formação de mineral.

Mesmo que esse tipo de mineral seja consideravelmente resistente a arranhões, o que faz ele ser perfeito para joias, com toda certeza você terá que pagar muito caro para ter ele na sua coleção de joias, já que o preço médio de um quilate dessa belezinha pode variar entre 55 e 60 mil dólares.

Por esse valor tão alto, talvez seja mais vantagem e ainda mais barato comprar opalas negras ou até mesmo um Rubi vermelho de tamanho pequeno.

4- Garnet Azul

O Garnet Azul é usado desde 3300 a.C. como enfeite e também como material para desgastar, polir, ou limpar outros materiais. mas foi somente no começo da década de 90 que a Garnet Azul super rara foi descoberta em Madagascar.

Mesmo que esse tipo de mineral caro tenha sido encontrado em baixas proporções nos Estados Unidos, Quênia, Turquia, Rússia e Tanzânia, ainda é a forma mais rara de Garnet e o seu preço não deixa dúvidas nenhuma sobre isso.

O que torna o Garnet azul diferente dos demais minerais é que ele pode te dar a sensação que muda de cor de azul esverdeado para roxo, dependendo do ponto de luz que no qual você observa ele. Isso acontece graças às altas quantidades de vanádio, um metal duro, cinza-prateado, contido nesse mineral. Por causa desse efeito de mudança de cor, um Garnet azul às vezes pode chegar perto de se parecer com uma alexandrita, uma pedra preciosa de alto valor.

Se você tem interesse em um Garnet Azul, eu espero que você esteja preparado para pagar a bagatela de 1,5 milhão por quilate nessa belezinha.

3- Serendibite

Ela que também aparece na nossa lista de pedras preciosas mais caras do mundo, custa a bagatela 1,8 milhão por quilate, a serendibite geralmente é encontrada em rochas metamórficas rígidas e tem uma suas cores em tons verde-azulada ou azul-violeta, o que ajuda ela a ser identificada.

Entretanto, alguns tipos de Serendibite também foram encontrados na Ásia, mais especificamente em Myanmar, onde podem aparecer de um verde mais escuro a quase preto. Resumindo, com toda certeza se você encontrar um pedaço considerável de serendibite sinta-se muito sortudo e afortunado.

2- Jadeíta

Você com certeza já ouviu falar ou conhece a jade, mas podemos dizer que as gemas naturais chamadas jadeítas são definitivamente a forma mais rara e pura do mineral. As pedras preciosas de jadeíta tem tom de cores que variam entre verde claro a azul esverdeado.

A jadeíta que é encontrada em azul puro ou violeta são extremamente raras, e com certeza o preço dessas devem saltar em alta escala. Mesmo que a jade seja usado desde a antiguidade, com alguns até sendo encontrados datando da era neolítica na região do Reino Unido, a jadeíta é encontrada principalmente em na Ásia em Myanmar, de onde vem a maioria dos espécimes com qualidade em nível de pedras preciosas.

Jadeite certamente ganhou seu lugar como um dos minerais mais caros do mundo, e definitivamente não é acessível para qualquer um, já que ela custa a bagatela de 3 milhões de dólares por quilate.

1- Lítio

O lítio é um material extremamente importante na produção de baterias recarregáveis. A primeira amostra de Lítio foi descoberto ainda nos anos de 1817 na cidade de Estocolmo, na Suécia. Hoje, a produção de lítio e mineração é uma indústria multibilionária. E mesmo que o lítio seja tecnicamente classificado como metal e não um mineral, ele na verdade, foi inicialmente descoberto dentro do mineral Petalita.

Por ser muito utilizado no mundo dos eletrônicos, o lítio tem uma demanda altíssima, especialmente devido ao impulso de levar coisas como veículos elétricos com baterias de lítio, como é o caso da Tesla.

Mas mesmo que o lítio seja consideravelmente abundante na crosta terrestre, o preço desse mineral costuma variar principalmente por causa da sua demanda e, à medida em que as baterias recarregáveis fazem parte cada vez mais do nosso dia a dia, é provável que isso aumente.

O Lítio é tão valioso que para você ter ideia é impossível definir um preço, ou seja Preço Indefinido para o Lítio. Porém, apesar de não ter um preço definido, o lítio é com certeza um dos minerais mais caros do mundo, e só tende a se tornar cada vez mais valioso com o passar do tempo, talvez um dos melhores investimentos que os ricaços podem fazer.

Conclusão

Não há dúvidas de que todos esses minerais presentes na nossa lista são de beleza exuberante, ou até mesmo cumprem funções essenciais para o funcionamento de objetos importantes para o nosso dia a dia. Mas com esses preços extremamente altos, é inviável alguém de classe média investir em minerais como esses, aliás, não é todo mundo que tem 3 milhões de dólares para pagar em 1 quilate de Jadeíta, por exemplo.

Mas me diz aí, qual dos minerais mais caros presentes na nossa lista chamou mais a sua atenção? Você teria coragem de investir em um deles se tivesse dinheiro de sobra na conta? Compartilhe o seu ponto de vista conosco aqui nos comentários!

Desconto de 34%Mais Vendidos
Papel Higiênico Elite Dualette Folha Dupla Ultra, 16 rolos
Papel Higiênico Elite Dualette Folha Dupla Ultra, 16 rolos
Máxima suavidade; Com a maciez da seda; Ultra folha dupla; Mais resistente
R$ 19,90
Desconto de 53%Mais Vendidos
Desconto de 34%Mais Vendidos
Creme Dental Colgate Mint 90g Promo 4 unidades
Creme Dental Colgate Mint 90g Promo 4 unidades
Com o poder do Zinco, protege sua boca de bactérias para uma boa saúde dental.
R$ 25,49

Atualizado em 2023-01-27 at 20:36 / Links de afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon

Deixe seu Comentário