Será que em pleno 2022 ainda existem pessoas que duvidam do potencial do mundo dos Games? Essa indústria é uma potência e chega até a superar Hollywood em receita na América do Norte. Além de ser uma comunidade consumidora, geralmente as comunidades dos games são fiéis e estão sempre ansiosos para jogar novos lançamentos.
Mas anos atrás quem imaginaria que os games arrecadariam mais dinheiro que Hollywood? Antigamente essa indústria gamer era tratada somente como parte do mercado de brinquedos infantis, mas nos últimos tempos ela provou ser muito maior do que isso e tem potencial para ser ainda maior, o fato de ter jogos mais caros que muita produção de cinema prova esse ponto.
E é claro, se as impressas investem pesado nos consoles, nos jogos não vai ser diferente né? Jogos que contam com anos de trabalho duro para realizarem lançamentos e necessitam de uma grande equipe por trás da produção. É óbvio que cada capricho minucioso tem seu preço.
À medida que as tecnologias vão avançando e a indústria continua a crescer, não é surpresa que os desenvolvedores tenham investido cada vez mais dinheiro em jogos. Eai, ficou curioso para saber quais são os jogos mais caros já produzidos? Vem com a gente!
10-Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
A franquia Metal Gear Solid é uma das maiores franquias clássicas dos Games, além de também ser uma das mais caras do mercado dos Games. Infelizmente, não haverá continuação da franquia para o mundo dos games porque ocorreu um desentendimento entre a Konami e o criador da série, Hideo Kojima.
Com um custo de produção de 80 milhões de dólares, Metal Gear Solid V acompanhou as aventuras de Big Boss no Afeganistão durante a guerra soviético-afegã no início dos anos 80. Sem perder a essência de Metal Gear e Kojima, muitos pontos confusos da trama acontecem, mas os jogadores foram vendidos mesmo assim.
O jogo se destaca por ter a mecânica furtiva mais avançada que a franquia já presenciou. Além disso, a mecânica nova de abduzir soldados inimigos com um balão também foi bem recebida pelo público.
9- The Witcher 3
Muito antes de Henry Cavill assumir o papel de Geralt na popular série da Netflix, The Witcher era uma franquia de videogame clássica e de muito sucesso e ainda antes disso, uma série de romances de sucesso do escritor Andrzej Sapkowski.
Enquanto os romances ganhavam fãs fiéis por toda Europa, foi a franquia de jogos da CD Projekt Red que os jogaram em destaque no mercado dos Games. The Witcher 3 é o último lançamento da saga e também o preferido dos fãs da franquia, por ser um jogo caprichoso em todos os detalhes, não é novidade para ninguém que ele tenha custado tão caro.
Afinal, para um jogo desse estilo para acompanhar o nível dos outros jogos que foram lançados na mesma época, com certeza não ia sair nada barato. O jogo vendeu mais de 40 milhões de cópias, o que o torna um dos mais vendidos de todos os tempos, e também foi tido como um dos melhores jogos já produzidos. The Witcher 3 custou a bagatela de incríveis 81 milhões de dólares.
8- Battlefield 4
Os jogos de tiro em primeira pessoa ou FPS são um gênero adorado pelos consumidores dos Games e, no tempo em que o Battlefield 4 foi lançado, os jogos FPS multijogador já eram comuns e estavam em alta, na época Call Of Duty Black Ops 2 já era um sucesso e também tornou o FPS ainda mais popular.
Porém, a DICE, desenvolvedora do jogo, decidiu aumentar o nível do novo titulo da sua franquia na época. Battlefield tinha grandes mapas multijogador que realmente fazem os jogadores sentirem que estão dentro do jogo e no meio de uma guerra, mas Battlefield 4 decidiu inovar ao introduzir algo chamado “Levolution”, que mudava os mapas de forma drástica e dramática devido a eventos no jogo, como o colapso de um arranha-céu.
Isso empolgou os jogadores quando foi anunciado, mas muitos ficaram desapontados quando finalmente testaram a novidade, que veio recheada de bugs e erros. Foi uma tentativa desastrosa, que fez alguns até decidiram processar a EA Games, a editora, por isso. Mas ainda assim, o BF4 vendeu mais de sete milhões de cópias e foi um sucesso de vendas. Custando a bagatela de 100 milhões de dólares para ser produzido.
7- Dead Space 2
Esse TPS, ou jogo de tiro em terceira pessoa para quem não sabe, teve a sua data de lançamento no ano de 2011 e teve uma produção bem carinha. O custo de produção do jogo, com as verbas gastas em marketing para vender o Game, são avaliados em 120 milhões de dólares, o que faz ele participar da nossa lista de jogos mais caros aqui.
Mesmo tendo feito um certo sucesso, tendo 4 milhões de cópias vendidas, esse número de vendas acabou decepcionado um pouco os produtores que esperavam bem mais pelo custo elevado de produção. Depois de Dead Space 2 a saga quase perdeu a chance de ter uma continuação, mas continuou com Dead Space 3.
O game se passa em 3 anos após o fim de Dead Space e tem como protagonista Isaac Clarke, que desperta em um hospital em uma colônia humana, localizada em uma das luas de Saturno. E o resto? Vai jogar pra saber!
6- Shadow of the Tomb Raider
Em Shadow of the Tomb Raider o jogo se trata da conclusão da história que define as origens da personagem principal da saga, Lara Croft. O jogo foi lançado em 14 de setembro de 2018 para as principais plataformas de videogame, conquistando um sucesso bem mediano na época.
O terceiro e último título da saga Tomb Raider, que foi apelidada de “The Survivor Trilogy”, apresenta Lara Croft correndo contra o tempo para impedir um apocalipse maia que ela iniciou sem saber. Este foi um dos jogos mais caros que recebeu críticas geralmente favoráveis, mas a maior crítica que recebeu foi que faltou inovação e que a mecânica estava bem parecida com a dos outros jogos da franquia.
Mesmo com a Square Enix investindo bastante no título, suas vendas acabaram atingindo números um tanto decepcionantes, principalmente no começo do lançamento. Em 3 meses que Tomb Raider estava disponível no mercado, somente 4,2 milhões de cópias tinham sido vendidas, muito abaixo do esperado devido ao alto investimento na produção que gastou por volta de 135 milhões de dólares para produzir o game.
5- Final Fantasy VII
Se você é fã de jogos no estilo RPG, eu apostaria que Final Fantasy VII é o seu jogo favorito do estilo. O jogo conta com uma história intrigante, reviravoltas e uma mecânica de jogo, batalhas e evoluções únicas, eu diria que o lançamento desse Final Fantasy foi um marco no mundo dos Games.
Desde quando foi lançado o primeiro Final Fantasy VII, esse jogo foi tido como um jogo inovador no fim da década de 90 e seu legado continua até hoje. O uso de vídeo full-motion e personagens 3D em um fundo pré-renderizado foi genial, e a história é um dos principais fatores que sempre conquistou o coração dos jogadores. Basta tocar no nome de Aerith Gainsborough para qualquer amante da saga ir as lagrimas.
Mesmo com metas de vendas consideradas até mesmo baixas para o mercado dos games no ocidente, o título deixou a Sony boquiaberta quando foi lançado. A meta era vender por volta de 750 mil cópias, sendo assim, o título ultrapassou rapidamente esta marca, passando fácil dos 3 milhões de copias vendidas.
Uma jogada inteligente foi a abordagem mais ousada no marketing. Com um investimento pesado em campanhas e itens colecionáveis, o título, que trazia uma pegada mais cinematográfica e que tinha tudo a ver com essa aproximação de mercado, foi um sucesso. Mas custou 145 milhões de dólares para ser produzido.
4- Red Dead Redemption 2
Esse jogo é considerado uma obra de arte até os dias atuais, o Red Dead Redemption original da Rockstar Games foi tão bem recebido que quem jogou amou e implorou por uma sequência imediatamente. Porém foram exatos oito anos para a sequência ser lançada, mas valeu a pena esperar.
Red Dead Rendemption 2 apresenta um grande mundo aberto e entrega para quem joga a chance de viver sua melhor/pior versão fora da lei. Além disso, a história principal desse jogo é intrigante e de fazer descer lágrimas, contando a história de um homem tentando se redimir do seu passado que lhe condena.
A história principal é apenas um dos pontos positivos do game, pois o jogo é lotado de coisas para fazer com missões em segundo plano, possibilidade de pescar, caçar e entre outros easter eggs ocultos no qual você pode fazer de passatempo se quiser dar uma pausa da história principal do jogo.
Pelas inovações e experiências que Red Dead 2 entrega, não foi surpresa nenhuma quando ele foi denominado o Jogo do Ano por inúmeras publicações e também seja um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, mas isso custou na faixa entre 200 e 300 milhões de dólares para ser produzido.
3- Call of Duty Modern Warfare 2
A franquia Call of Duty (COD) tem sido bem popular nos últimos tempos, principalmente desde o lançamento do Battle Royale Warzone (2020). Tudo começou como um jogo FPS da Segunda Guerra Mundial, levando os jogadores grandes palcos da Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, em 2007, a franquia lançou o primeiro Modern Warfare e apresentou para os jogadores guerra moderna. Esse jogo foi marcante por vários motivos: O jogo vendeu 4,7 milhões de cópias em 24 horas de lançamento e também foi muito bem na crítica.
Porém, nem tudo são flores! O jogo se envolveu em uma polêmica em uma das missões do modo história chamada “No Russian”, quem jogo sabe do que se trata essa missão, se não veja clicando aqui! O jogo custou um total de 250 milhões de dólares para os produtores, mas um fato interessante é que a produção em si, custou apenas 50 milhões, enquanto os outros 200 foi tudo para a parte de marketing.
2- Grand Theft Auto V
Esse é mais um jogo de sucesso da Rockstar Games e mais um jogo deles que aparece na nossa lista, GTA V foi inicialmente lançado para os principais consoles da época, PS3 e Xbox 360. Continuando o legado da saga de GTA, o quinto jogo da franquia permite que você alterne entre três personagens cujos caminhos se cruzam, é uma história extremamente envolvente e intrigante, além de que se conectam muito bem.
Michael, Franklin e Trevor se juntam para atuar em assaltos lucrativos, mas não antes que as coisas fiquem um pouco complicadas. O desenvolvimento do jogo começou na mesma época do lançamento de seu antecessor, com uma equipe 360 liderando o desenvolvimento.
O resultado foi essa obra de arte que foi nomeada Jogo do Ano por várias entidades do mundo dos games e com mais de 169 milhões de cópias vendidas, é o segundo videogame mais vendido de todos os tempos. Apesar de ter sido lançado em 2013, o jogo ainda é extremamente popular até os dias atuais e não deixa de ficar em alta. GTA V custou por volta de 265 milhões de dólares para os produtores da Rockstar.
1- Cyberpunk 2077
Esse é um dos jogos mais esperados e também o mais caro dos últimos anos, Cyberpunk 2077 teve a sua revelação ainda no ano de 2012, mas não tinha sido lançado até 2020. O CD Projekt Red (Desenvolvedora de Games) empolgou bastante os jogadores que esperavam por Cyberpunk com a promessa de que o game se passaria em um mundo imersivo que revolucionaria os jogos de RPG, prometer uma coisa dessas nos tempos de hoje é certeza de um jogo caro vir por aí.
Entretanto, depois de muita espera, quando o jogo foi lançado no fim de 2020, depois vários atrasos, os jogadores ficaram extremamente decepcionados com o produto final. Era um mar de problemas, cheio de bugs e os consoles não aguentavam, travavam e dava erro. Foi um produto final tão abaixo do esperado que foi retirado da PlayStation Store algumas semanas depois de lançado.
Logo depois, os desenvolvedores lançaram atualizações que, em sua maioria, consertaram o jogo, e muitos jogadores estão dando outra chance começando a criar gosto pelo game. O CDPR (Desenvolvedor de jogos eletrônicos) também anunciou que uma expansão está por vir. Além disso, uma série de anime inspirada no jogo chamada Cyberpunk: Mercenários foi lançada na Netflix e até que bem elogiada pelo público e pela crítica. Mas o Game decepcionante inicialmente, custou incríveis 316 milhões de dólares para ser produzido.
Conclusão
É surpreendente quanto custa esse games de sucesso né? Aquela ideia de que os jogos parecem filmes, hoje em dia não é nada absurda, até o preço de produção é algo que chega bem próximo e com o crescimento dessa indústria a tendência é só evoluir e as empresas fazerem investimentos ainda mais altos para nos surpreender cada vez mais.
E para desbancar toda essa lista acima, surgiu rumores sobre o vazamento do lançamento do novo GTA 6, e o hacker, que foi posteriormente preso após vazar o jogo, falou que a produção do GTA 6, que iniciou em 2014, já beira os 2 BILHÕES DE DÓLARES investidos. Será? Veja sobre isso no vídeo abaixo!
Mas me diz aí, você imaginava que para produzir jogos de sucesso custava tão caro assim? E qual desses jogos é o seu favorito? Conta para a gente aqui nos comentários!
Atualizado em 2023-09-22 at 18:05 / Links de afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon