Como Cancelar uma Compra no Cartão de Crédito feita em Site ou Loja

Todos os dias por diversos fatores as pessoas pensam em cancelar uma compra realizada em seu cartão, e nessas situações uma das medidas é ligar na operadora para realizar o cancelamento. Existem algumas situações onde esse cancelamento é possível e em outras não, saiba em quais situações o cancelamento é possível e como proceder.

Com certeza você já passou por uma situação onde comprou algo em seu cartão de crédito e em seguida, se arrependeu, seja lá qual for o motivo, se por encontrar o mesmo produto em outro estabelecimento, com uma oferta melhor (mais barato) ou até mesmo por algum motivo pessoal. Não se desespere, existe um jeito de resolver cada uma dessas situações.

Hoje em dia, diversos cartões de crédito já oferecem um seguro de “compra protegida” (cada administradora dá um nome diferente ao seguro). Esse seguro tem o objetivo de indenizar o segurado por prejuízos monetários sofridos, inclusive quando o cliente encontra o mesmo produto por um preço menor. Além disso, há possibilidade solicitar de realizar o cancelamento da compra e ter seu dinheiro de volta.

Comprei e me arrependi, como cancelar a compra no cartão de crédito?

De acordo ao Código de Defesa do Consumidor (CDC art 49), para compras efetuadas fora do estabelecimento (como por exemplo, compras pela internet, catálogo ou telefone) é garantido ao consumidor o direito ao arrependimento e a loja é obrigada a devolver o valor, sem discussões. Essa solicitação deve ser feita em até sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. No caso das compras efetuadas com cartão de crédito, o ressarcimento é feito no próprio cartão, em forma de lançamentos negativos(estorno) ou créditos na loja.

Já as compras efetuadas diretamente em lojas físicas não são amparadas pelo CDC, no quesito arrependimento. A loja não é obrigada a realizar o cancelamento, todavia você pode tentar solicitar de forma amigável. Nesse caso, a loja não está obrigada a realizar o estorno da compra, nem muito menos devolver o valor cobrado pelo produto ou serviço.

Não estou satisfeito e quero cancelar uma compra no cartão de crédito

Para compras efetuadas fora do estabelecimento, você tem o direto de abrir a encomenda assim que ela chegar, na frente do entregador, e se recusar a recebê-la caso apresente algum dano ou seja diferente da oferta. Em seguida, entrar em contato com a loja.

Caso você receba o produto, e só depois perceba o problema ou defeito, deverá entrar em contato com a loja e formalizar a reclamação. De acordo ao código de defesa do consumidor, você tem até 30 das para fazer uma reclamação sobre o defeito ou problema do produto comprado, se ele for um bem não durável. Se for um bem durável, tem até 90 dias. Esse prazo só começa a contar a partir do momento que você perceber o defeito.

Normalmente, as lojas cedem crédito para novas compras ou a troca do produto. Mas, você poderá solicitar cancelamento da compra e reembolso do valor, junto a loja. Nesse caso, a cobrança será temporariamente cancelada e o estorno definitivo poderá levar até 45 dias para ocorrer. Por isso, pode acontecer de você ainda ter que pagar a parcela ou valor completo do produto (depende de como você efetuou a compra), para só depois esse valor vir em crédito ou como negativo em sua fatura. Isso irá depender da data que ocorreu o cancelamento, em relação ao fechamento da fatura e as políticas da administradora do seu cartão.

Comprei e o valor na fatura está diferente, como cancelar?

Valores divergentes e cobranças duplicadas são relativamente fáceis de resolver. É importante sempre solicitar a nota fiscal e guardá-la para eventuais necessidades. Caso você note que alguma cobrança está diferente da contratada no ato da compra, entre em contato com a loja.

A loja irá solicitar a nota fiscal e tendo-a em mãos, irá facilitar e agilizar o processo. Basta comprovar o erro que o estabelecimento providenciará o estorno da compra em seu cartão.

Não reconheço a compra, como cancelar?

Infelizmente, quem usa cartão de crédito está sujeito a sofrer com fraudes. Muitas vezes, só se descobre o golpe quando a fatura do cartão chega. Nesses casos, você deve entrar em contato diretamente com a administradora do seu cartão de crédito informando não reconhecer a compra, eles tem a obrigação de cancelar o débito de imediato e consequentemente cancelará o seu cartão, por medida de segurança.

Como cancelar uma compra no cartão de crédito

Se você fez uma compra, a reconhece e mesmo assim deseja cancelar, seja lá por qualquer motivo, deverá procurar a loja na qual efetuou essa compra para solicitar o cancelamento, diretamente no estabelecimento. Você poderá entrar em contato por telefone, site ou indo diretamente ao local. Lembre-se que existem alguns casos que a loja não é obrigada a cancelar a compra e devolver o valor, então será necessário você solicitar esse cancelamento de forma amigável.

Se você irá exercer o direito de arrependimento (disposto no CDC no artigo 49), deverá formalizar o pedido ao fornecedor. Se entregar uma carta, protocole uma via, peça para quem recebeu a carta no estabelecimento, assinar, datar e carimbar (se possível).

Se optar pelo correio, envie por carta registrada e solicite ao atendente do correio o aviso de recebimento. Se o contato for por telefone, anote o número do protocolo e o nome do funcionário que fizer o seu atendimento. E se enviar e-mail guarde a mensagem enviada.

Caso a compra não tenha sido efetuada por você ou não a reconheça, o cancelamento deve ser solicitado diretamente com a administradora do cartão. Basta ligar para o número impresso no verso do seu cartão de crédito, e informar o motivo da sua ligação. A administradora irá cancelar o seu cartão e a compra, imediatamente.

Antes de ligar para solicitar o cancelamento do seu cartão, esteja com seus documentos em mãos e se possível, o número do cartão no qual você deseja cancelar a compra. Algumas administradoras de cartões, irão solicitar o preenchimento de formulários e outros documentos, não se preocupe, pelo telefone rodo procedimento será esclarecido.

Atenção: Só ligue para a operadora do cartão para cancelar uma compra quando você não a reconhece de fato, dizer que não reconhece uma compra que você mesmo efetuou, pode trazer grandes problemas jurídicos com a loja em questão ou até mesmo o cancelamento do seu cartão por motivo de fraude.

Cancelei a compra em meu cartão de crédito, quando terei meu dinheiro de volta?

Os valores estornados em seu cartão de crédito são normalmente devolvidos na fatura em forma de créditos ou em forma de negativos. As administradoras de cartão não costumam trabalhar com devolução de dinheiro em espécie. O crédito na fatura, será lançado em até 45 dias após a reclamação.

Por isso, às vezes, você terá que pagar pela parcela ou valor total da compra já cancelada, para só depois ter o valor devolvido. Isso irá depender da data que foi efetuado o cancelamento em relação à data do fechamento da fatura e também de acordo as políticas de uso do cartão de crédito que você possui.

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 comentários em “Como Cancelar uma Compra no Cartão de Crédito feita em Site ou Loja”

  1. Infelizmente a operadora do cartão não faz o cancelamento da compra, anão ser que você diga que perdeu o cartão ou que não foi você que realizou a compra, mas isso pode dá m3rda mesmo.

    Responder

Deixe seu Comentário